terça-feira, 9 de março de 2021

Olá "euquipe" como vai?!

"mira" nas funções do crachá (rs).

Já que estamos em uma semana especial...

Trabalho sozinha (euquipe) e também administro a casa. 

Me peguei refletindo sobre isso esses dias, lembrando de como lido com esse fator ao longo desses anos.
Trabalhar online, apesar de delicioso é uma tarefa árdua e que pede muita disciplina, organização, constância e tem que ser (criei e lapido meu ritmo nesses anos).

Sobre acúmulos de funções (crachá acima), no meu caso: ter a ideia, testar, fazer pra valer, calcular custos, valor final, fotografar, cadastrar na loja, divulgar, vender, produzir, enviar, monitorar viagem, feedback. Também cuidar do ateliê, estoque, cuidar da loja, compra de materiais, redes sociais e etc... 
Sobre vida pessoal e administrar a casa essa certamente você sabe!

Tenho uma criatividade e um ritmo que amo e é bem ativo, você que me acompanha para agora, fecha os olhos e imagina tudo isso o que você vê e lê com baita compromisso são publicados e feitos por mim. Imagina que tudo isso leva um tempo de dedicação. 
Ufaaaa!!!

E quando a exaustão chega?

-Respeito o meu  ritmo, diminuo o ritmo, priorizo o descanso, principalmente da mente, me desligo das redes sociais.
-Ter um prazo de envio seguro e confortável também ajuda muito. Sempre envio antes do prazo, e essa base segura me ajuda quando a bateria do organismo tá falhando, sem afetar em nada no fluir.
-O que me ajuda e ajuda qualquer pessoa é ter uma boa noite de sono. É esse descanso que dita o ritmo do dia. E este respeito ao máximo porque conheço as consequências.
-Ter momentos inativos, de bem estar, autocuidado, com amigos, familiares, sozinha é primordial (texto escrito na pandemia, mas por aqui seguindo as medidas de distanciamento e segurança).
-Manter uma rotina organizada, anotada, planejada, monitorada é um presente que me dou e não abro mão. Anotar esvazia a mente e isso também ajuda no descanso, de não precisar a todo instante ficar enviando comando de ações para o cérebro não esquecer. Por isso anoto tudo.
-Tenho amado me conhecer (autoconhecimento) mais nesses últimos três anos, tenho aproveitado ainda mais o trabalho e a vida. 
Um tempo sozinha é maravilhoso e necessário.
-Algo que me ajudou muito nesse período e que já comentei foi desativar notificações do celular. E a noite e em momentos de foco tenho deixado em modo avião. Li livros, dicas de especialistas e resolvi aderir, mas foi aos poucos, porque da noite para o dia a missão falha rs.

Bom...recentemente quando um pico de exaustão bateu, decidi pensar, analisar e encontrar qual era a causa, e me dei conta de que o whatsapp (trabalho) não estava sendo um aliado pois o período de pausa interferia na produção e no ritmo do dia. Como era um ano de teste de uso para agregar encarei que não fluía e o desativei. 
E também durante esses 13 anos a loja e o e-mail por serem respondidos rápidos, a frequência e uso sempre foram maior e a comodidade para todos também. 
Mas nada impede que seja retornado o uso futuramente.

Temos que ser atentos e fiéis aos nossos limites do organismo. 
Descansada, organizada e com disciplina é assim que flui, como se trabalhasse com uma equipe grande e não em "euquipe".

Se cuida e organiza o que te cerca pra tudo fluir independente da sua profissão.

Até logo!

Marcinha


Obs: 
Estes são pensamentos soltos, talvez até fiquem fora do contexto. 
Foram escritos em um dia (16/09/20) de saudade, reflexões e agir.