sábado, 3 de novembro de 2018

Te respondo! : 3

"Organização"


"Organização! Compro vários organizadores, mas não consigo por fim à bagunça."
@atelieradricamelo

Mais um encontro por aqui do nosso "Te respondo!" Lembra?! 
Recebi algumas perguntas pelo stories do Instagram, achei bacana as questões e resolvi transformá-las em post.

As caixas organizadoras são maravilhosas e uso muiiiiiiiiiitas por aqui.

Fiz o seguinte, após ter comprado vários materiais e gostando de organização, resolvi comprar caixas plásticas (organizadores) e também potes plásticos naquelas lojas "à partir de R$ 1,99". Algumas temporariamente ficaram em caixas de papelão o que já facilitava e facilita (ou seja não organizar por falta de caixa não era uma desculpa), e depois fui trocando pela caixa definitiva.

Então primeiro separei os materiais por categorias e itens.

Mas não é só separar e guardar nas caixas, não é para termos "tralhas organizadas" . 
Vou citar (e já deixo a dica de compra) um trecho do livro Trabalho Organizado da Thais Godinho:
"Você pode ter uma mesa de trabalho impecavelmente limpa ou uma estante arrumada com pastas e caixas etiquetadas, mas ter dentro delas papéis que você não sabe para que servem ou que guarda sem uma finalidade. Não dá para organizar tralha".

Então as caixas devem estar "destralhadas", cada uma com sua finalidade, sem itens que não se usa mais, que não fazem parte.Com vida útil. Tire, destralhe sem dó, sem receio. Mas dou uma dica bacana que sigo ao pé da letra como costumamos dizer, não queira fazer tudo em um dia só, isso nos cansa e nos faz ou desfazermos do que ainda é útil e por outras vezes guardar o que não faz sentido, o cansaço é traiçoeiro. 

Faça um planejamento, mas não precisa ser em uma linda agenda, planner etc. Faça em um caderno, folha de papel. Planeje (anote), setorize mas que seja uma frequência diária para finalizar todo o processo. Porque depois que tudo realmente está organizado, cada coisa em sua "respectiva casinha", vai ser muiiiiiito difícil voltar a ser bagunça. 

Em junho/18 fiz um superrrrrrrrrr destralhamento, doei materiais de técnicas que não irei mais trabalhar, descartei outros tantos. Desde então se tudo já fluía bem, hoje até mesmo as produções em atacado não fazem bagunça, quando termino a logística de compra e corte de materiais o que não estarei usando durante o processo de costura já vai para seus respectivos lugares.

Na fanpage e ao longo do Instagram da temco vocês já viram diversas fotos das minhas caixas e mudanças no ateliê ao longo desses quase 11 anos. E mudo sempre que vejo que algo fica mais funcional.

Uma outra dica, é incluir na sua rotina diária o: "Uma Caixa por Dia", como se fosse uma dieta, meta. Abaixo vou colocar fotos da caixa que guardo os elásticos. Que estavam na sua devida caixa, mas precisava desse tal destralhamento tão mencionado.



 Visão da Caixa tudo junto e misturado. Novos e em uso. Assim fica totalmente fora de controle, não dá para saber o que se tem, as cores que faltam. Ou seja, sem controle de estoque.


Aqui os novos estão embaixo (lacrados), em cima deles as peças em uso. Ao lado peças enroladas com centímetros superiores a 30 cm que serão usados primeiro para acabar logo e os rolos de elásticos largos.




Um clique mais próximo.


Neste "saquinho" coloquei os piticos, que podem ser usados em costuras pequenas e assim separados serão usados logo. 
Tudo junto e misturado como estavam não tenho controle de estoque, corto ou abro peças desnecessariamente. Joguei um tanto fora também por tamanho que não dava para ser utilizado, ou pelo tempo que estava na caixa e já não tinha mais elasticidade.
Anotei as peças que preciso repor e com certeza seguirá organizado por muiiiiito tempo e ainda me dando economia de tempo na produção e no bolso.


Nesta foto caixas compradas naquelas lojas de itens baratos que guardo as ferragens separadas.

Espero que tenham gostado e o principal, comece, destralhe, organize seu ateliê, guarda roupa, home office. 
Todo começo é chato, é como dieta, academia, filas, louça na pia. Mas a recompensa, saúde e a liberdade de poder bagunçar pq tudo tem o seu respectivo lugar e voltará rapidinho não tem preço. 


Esse foi um post com tema sugerido através da funcionalidade de perguntas do Instagram.
Nos encontramos nos próximos dias com mais temas.
Para conhecer outros compartilhamentos/dicas do blog acesse: