segunda-feira, 29 de março de 2021

Ansiedade: Vamos falar um pouco!

 

Férias jan/20 (arquivo pessoal)


Um pouco de um tema grandioso. Nesta foto acima estava ouvindo os áudios da Thais Godinho enquanto caminhava. Gosto do trabalho da Thaís.

Na verdade esse post surgiu à partir de um story no instagram, ao qual perguntei se a turma gostaria que eu falasse como lido e controlo a minha ansiedade. Pois é, livre não estamos porque somos seres humanos com uma boa carga de emoções, e em tempos de pandemia "haja emoção".

Confesso que a tal ansiedade já me causou bons danos no relacionamento a dois, com amizade, familiares e com compras. Quem nunca?! Era algo que se  alguém falasse: 

"Preciso falar com você!", "Tenho algo pra te contar" me travava total de seguir o dia, paralisava messssssmo.

E quando fazia compras, esse tempo de espera me atrapalhava em leituras, e também no uso de materiais em estoque no ateliê vislumbrando o uso dos novos.

Mas realmente precisava agir. De nada adiantava conhecimento, estudo, exemplos que via se não aplicava.

"O que nos confronta é o que nos faz agir."

É isso, mudar exige confronto.

Não existe resultado sem ação. Ciente, sabendo que ansiedade é excesso de passado, e não sendo possível voltar no tempo ou muito menos ir até o futuro, então é no presente que eu deveria estar e focar minha vida e aos poucos fui fazendo e conseguindo.

Ações que me ajudaram e ainda ajudam, por que afinal a prática é constante.

- Nada de querer ir no passado e resolver algo que aconteceu, isso é de fato impossível. No caso anotar (sempre é um exercício poderoso), refletir as ações boas ou ruins e seguir. Isso certamente já vale como base ou experiência. 

- Focar no tempo presente, viver o que este dia me reserva, o que programei pra ele, prestar atenção ao que me cerca e quem me cerca. Hoje vivo muito mais plenamente o único tempo que tenho: O PRESENTE. E isto me acalma.

- Desativei notificações do celular: Fui aplicando aos poucos, e hoje sei que valeu à pena. Foi algo que vi a Thaís Godinho  falando e li um livro (também indicado por ela). Isso foi maravilhosoooooo!

- Referente ao: "Preciso falar com você!". Coloquei em mente que se for urgente, ou tenha relevância a pessoa vai adiantar o tema. Tenho uma amiga perita nisso, em querer gerar suspense, aprendi a lidar com ela e consequentemente me ajudou a lidar com os outros.

- Sobre compras que faço: Se for um livro que quero muito ler, aproveito para organizar as leituras que estão em andamento, resumos de leituras, estante virtual e física...Me mantenho ocupada, a mente principalmente.

- Para materiais do ateliê, aprendi a seguir o cronograma de fato sem stress, assim quando os tecidos ou outros materiais chegam, obaaaaaa!!!

- 100% do que aprendi, consigo manter e praticar 95%.   Hoje, presto atenção se é uma ação dos meus sabotadores internos, aqueles impulsos como vemos ilustrados com um "diabinho" e um "anjinho". Mas que pude conhecer e detectar melhor com o livro Inteligência Positiva.

Hoje também quando os impulsos começam aflorar eu já consigo me chamar para uma conversa, para me fazer enxergar as consequências da minha ação ou reação.

Não é um caminho fácil, tenho seguido de fato essa trilha há três anos. Desde então maturidade, autoconhecimento e atitude mental. Quero continuar de fato vivendo melhor. Hoje pesam os efeitos da pandemia (saúde mental), mas já seria outro tema, outro post.

Em três anos tive dois momentos de ansiedade alta as quais perdi o foco: no namoro e em uma amizade.

Isso é um pouco do que passei e atitudes que tive que encarar. Espero que te ajude de alguma forma. Não existe mudança sem ação, sem confronto.  Até aqui consegui encarar e mudar com essas atitudes, mas sabemos também que um profissional é essencial pra qualquer situação e em casos aos quais não se consegue agir. Fico feliz por ter encarado e até conseguido.

Fique bem!

Marcinha


Férias jan/2020 (arquivo pessoal)