segunda-feira, 15 de março de 2021

Bem-me-quer: A escolha do nicho


 São 13 anos nesta louca roda gigante do empreendedorismo online.

Trabalhei com diversos nichos (criança, viagem, decoração, papelaria...) desde o início, no começo não tinha noção sobre ter que escolher e os benefícios dessa escolha, ou tão pouco se falava, estudava e trabalhava focado em nichos. Íamos aprendendo e agregando, era mais focado no saber fazer do que propriamente ter que escolher um nicho. 

Exemplo: "Marcinha você faz tal coisa?!" . Se eu sabia fazer era dado o orçamento e em seguida feito o pedido.

Com o passar dos anos e o acúmulo de técnicas (biscuit, feltro, crochê, bordado, tecidos...) isso gerou naturalmente uma sobrecarga geral. E para investir também era necessário dividir tempo e dinheiro. O que hoje invisto (tempo, dinheiro, aprendizado, logística) total para um nicho, antes era dividido entre todos e tudo o que trabalhava. 

Saber e ter a facilidade de aprender é maravilhoso, mas vi que era chegada a hora de escolher. E não tive tantas dificuldades em escolher. O tempo e a logística (Correios) foram dois fatores que impulsionaram para essa tomada de decisão, além claro do que  realmente dentro de mim  tanto no racional quanto emocional havia decidido. E por fim optei pelos organizadores e acessórios (papelaria) para livros e estudos. Que já eram o carro chefe desde o começo.

Escolher o nicho é a base realmente que ajuda focar em aprender mais sobre a área, investir mais em materiais como mencionei antes, quando se trabalha com vários nichos e técnicas o valor que se tem para investir é dividido entre todos.

Hoje consigo estudar, pesquisar temas, estampas e estar integralmente para o universo literário bem como para a dinâmica humana.

Maravilhoso para quem começou recentemente (na costura criativa) com todas essas informações tão atualizadas e a mão. Anos atrás era uma saga simplesmente para comprar um tecido.

Estou feliz com a decisão tomada e sinto que não somente para mim, mas para os meus clientes, amigos e empresas que acompanham o meu trabalho.

Lendo esse post você vai entender melhor porque há dois anos atrás você via centenas de itens de diversas categorias e técnicas e hoje o resultado desse processo. E tudo o que você já viu produzido durante todos esses anos foram feitos por esta "euquipe". 

Obrigada pela cia e até logo!

Marcinha


Obs: 
Estes são pensamentos soltos, talvez até fiquem fora do contexto. 
Foram escritos em um dia (17/09/20) de saudade, reflexões e agir.