quinta-feira, 26 de março de 2015

Desafio de Organização: Vida organizada


Durante os dois últimos anos não usei agenda, por ter meu caderno de pedidos, caderno de ideias e bloco de anotações. para os compromissos do dia além da "super" mente para memorização, usava muito post it e as folhas de anotações. Quando cumpria os jogava e arquivava o que era de arquivo.
Aquele menos mais, mas que de alguma forma acaba sobrecarregando a mente desnecessariamente com fazer listas de supermercado, materiais de trabalho, contas e etc.

Já em 2014 chegaram por aqui dois quadros de recados.
Um da @avoqueria e o outro que fiz com folha de scrap que ganhei de uma amiga, além de uma lousa tradicional que fica na cozinha.
Ensinei a fazer um quadro bem bacana se quiser é só seguir ;)
Para juntar-se a turma em 2015 voltei a usar agenda e uma prancheta, assim cada coisa fica em seu lugar e o que segue comigo na bolsa é a agenda que tem a função do que é pra "hoje" com prazos definidos.

Olha a foto!!!

A Thais Godinho (que mencionei no tem leitura ) do blog Vida Organizada durante este ano está propondo mensalmente um desafio de organização (a cada mês um novo desafio). Aproveitei  a motivação para fazer mais um post mostrando um pouco mais da rotina por aqui.

Em uso:

1. Caderno com os pedidos, detalhes do ateliê 
2. Tablet de uso no trabalho com aplicativo dos Correios, PagSeguro, Emails etc
3. Prancheta com faturas/boletos (quando pagos seguem para o arquivo)
4. Caderno (caixa de entrada) onde faço listas de tudo, anotações, a página que aparece na foto é quando estava anotando tudo que faz parte da minha semana para montar a...
5. Planinha semanal que você pode imprimir aqui
6. Agenda para as tarefas pontuais

Caderno, agenda e pranchetas feitos por mim


Rotinas:
Trabalho:
Você me pergunta: Com ferramentas digitais e aplicativos porque você usa o papel?!
Porque me motiva e sinceramente é só me virar e pegar, no digital tenho que esperar abrir, carregar e etc. Mas mesmo assim uso alguns aplicativos essenciais para fluir o meu trabalho.
A tarefa que tem horário fixo para evitar fila é o Correio, para as demais tarefas do dia sei que tenho um agendamento e ele será cumprido naquele dia e como cada um tem o seu tempo particular deixo fluir.
O que antes era postergado ou visto como fazer em tempo livre, a partir da próxima semana entra na rotina, que é a produção de produtos "Pronta Entrega", eles ajudam muito em tempo em todos os sentidos.

Casa:
A casa já tenho o hábito de: o que puder deixar ok para o dia seguinte ótimo, isso significa que poderei dormir um pouco mais se o organismo precisar.
Levanto entre 6:30 / 7:00 e assim até às 8:00 é de dedicação ao "lar doce lar", se concluo antes já começo o trabalho no ateliê.
Na cozinha durante a semana são receitas práticas deixo para os finais de semana algo que precise de mais atenção.
Agora estou colocando em prática a ida ao supermercado uma vez por semana,  morar perto de um faz com que ele vire despensa pela praticidade de idas (puxei minha orelha). 
Agora espera, faz-se a lista e ganha-se tempo.
Uso muito caixas organizadoras, preciso colocar etiquetas para auxiliar outras pessoas caso precise manusear e ajudar a memória para outras pouco usadas.

Outro detalhe que me ajuda muito são os 15 minutos para... desde que li o post e a dica da Fran aderi.


E se o assunto é organização, rotina...Vida Organizada 

Bom amo o assunto (já fiz vários posts) e certamente quando publicar lembrarei de mais coisas que poderia ter contado.
Sigo por aqui nas lições diárias, assim me ajuda no ter tempo, sobrar tempo e aproveitar o tempo ao máximo.