segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tem Leitura: A arte de fazer acontecer (GTD)


Leitura concluída e um bom aprendizado.

O GTD é um método de Produtividade, colocar em ordem. Criado pelo David Allen. Tem cursos, no Brasil ministrados pela Thais Godinho do Blog Vida Organizada. A Thaís é Master Trainer do método no país.
No blog dela você encontra diversos posts sobre e nada melhor do que ir a esta fonte.
A organização pra mim é vista como saúde, ter tempo inclusive para bagunçar. Quanto mais tenho controle sobre o que me cerca mas me permito.
O livro aborda a organização da vida como um todo, da agenda, de ideias, do ir além. Claro que é complexo, outras vezes repetitivos mas "faz parte rs".
Não o li rápido, se bem que agora vou pra fase do fazer o resumo e isso já é uma releitura, mas de fato vale a releitura e é até aconselhável.

Os 5 passos para o GTD - Getting Things Done o fazer acontecer de fato são: Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar. Mas antes de tudo é você querer de fato, sempre repito nas postagens querer SAIR DA ZONA DE CONFORTO.
A dica é: Implementar somente após a leitura.

Recomendo:

Se eu já tinha essa vontade e praticava, 2017 me trouxe mais foco e engajamento.
Voltei a pegar as coisas que de certa forma estavam me acomodando e reassumi as rédeas.
Sobre o GTD e a minha vida, rotina...é adaptá-lo a minha realidade, dia a dia.

Tudo é um processo, nada é da noite para o dia. Antes me sobrecarregava com esse raciocínio, queria fazer tudoooo em um único dia. Após leitura de outros livros, inclusive da própria Thaís isso de fardo se tornou um baita aliado. A organização é feita por etapas, setores. Só vou destacar mais uma vez que o livro não é uma abordagem somente do físico mas de tudoooooo o que faz parte.

Certamente estarei motivada a outro post quando concluir o resumo (passar as anotações para o caderno) e tiver aplicado mais lições aos meus dias.
A vontade real é de que você se motive e cuide da "sua grama", da sua vida de fato. Se lambuze com seus planos, organize-se.
Não vou me prolongar porque seria repetitivo, e cada um é que sabe o que quer de fato pra si, sem desculpas e sem os "e se".

Não espere acontecer, porque você é quem tem que fazer acontecer
Comece...





Organize-se


Aqui tem leitura