sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Te respondo!: 2

"Organização"
@micheliinstagram , @menina.lima, @casadeelza, @paullinsallmeida, @crismeloniconsultoria,


De todas as perguntas e sugestões para posts feitos, "ORGANIZAÇÃO" foi o mais citado. 
Neste post vou falar um pouco sobre as listas e em outros posts sobre a organização do material, casa, trabalho e pedidos.

Gosto de organização e procuro me manter organizada desde sempre. Já fui encanada, com toc, sistemática. Hoje já com prática, estudo frequente e muita observação aprendi que: Organizar é encontrar soluções e arrumar é colocar no lugar. A organização em si nos permite a bagunça, porque como cada item, cada coisa tem a "sua casa" no fim de tudo volta aos seus devidos lugares rapidamente.
Organização é saúde, é esvaziar a mente, é liberdade maior.

Vamos ao assunto lista antes que eu fuja para as caixas e pedidos rs.

Como vocês sabem acompanho há muito tempo a Thais Godinho do Blog Vida Organizada indico os livros e o blog. Aliás o que você ler por lá ou nos livros é estudo, coloque em prática e veja a mudança. Amaria que cada um que lê e que vê o que faço no quesito organização adaptasse à sua devida realidade e seguisse.

Se você não tá acostumado é chato, "dolorido" no começo mas em poucos dias quando você esvaziar sua mente, vira rotina, hábito e ai o brindeeeeee... vira vício.

É maravilhosoooooooooooooooo esvaziar a mente.
Como mencionei, li, vi um tantão de coisas e adaptei à minha realidade, a quantidade de tarefas.
Testei e tenho a agenda no celular, evernote, notas eletrônicas. Mas o que amo mesmo são os quadro de avisos, post it, os meus cadernos (de listas, pedidos, contas). Tenho folhas de cadernos antigos que destaquei e fiz blocos com clipes. Enfim, só não tem desculpa para não fazer ou ter.

Ao anotar esvazio a mente, tensões. No começo da manhã vejo as tarefas agendadas e vou seguindo o fluxo, o que não consegui concluir acrescento na lista do dia seguinte.
O bom de anotar também é que fico motivada a concluir, a focar, e quando se risca algo feito é muiiiito bom. Quando saio dos trilhos o que é natural e permitido, afinal em algum dia o organismo não me acompanha, mas quando saio dos trilhos vem de imediato a cobrança depois (minha...comigo), e como já se tornou hábito sinto a diferença.

Anoto:
-No pos it do quadro de planejamento semanal da rotina matinal a qualquer bobice liberada no final da noite antes de dormir.
-No caderno de despesas os gastos de entrada e saída, cartão, despesas fixas essas burocracias nossa de cada dia. 
- Tenho um caderno com listas de cada cômodo, e neste também tenho a lista do quero e preciso
- A lista do quero e preciso é muito bacana, vi anos atrás em um vídeo no YT aleatoriamente e achei muito bacana. E é bacana porque passa a ser um filtro de prioridades entre o que preciso e do eu quero. Claro que se for seguir a risca só iremos no "Preciso", mas com jogo se cintura as duas se alinham. 
- Tenho um temporário (famoso diário) e na segunda 27/08 começo um diário em livro. Decidi começá-lo no meu aniversário para que possa avaliar minha vida em um ano, exatamente de um niver ao outro. Atravessar ciclos e fases. Contarei por aqui.
-Tenho um caderno para temas para posts no blog

Tudo adaptado ao meu dia a dia. Tem o que acesso diariamente como você pode observar e as que são em períodos determinados.

Anotar é maravilhoso, alivia muito muito muito, ajuda e faz realizar.

Dica: Se você gostou comece em um rascunho listando o que precisa, depois filtre para um apoio, dois enfim tudo dentro do que você consegue administrar. Tenho esses e não me perco.
O primeiro anotar é o que dá mais trabalho. O começo. Depois é "mamão com açúcar".
Viu?! Não dói. O que nos pesa de fato é ver o tempo passar e por preguiça, comodismo deixar as coisas sem controle. 2018 tem sido o ano da reorganização e tá bacana demais. Tenho feito cada coisa em seu tempo mas sem parar. E meta concluída dá uma alegria danada. Um gás, pique. O que vai dar mais trabalho agora é a loja virtual, catálogo de tecidos mas logo será concluído.


Até o próximo post!


.
.
Esse foi um post com tema sugerido através da funcionalidade de perguntas do Instagram.
Nos encontramos nos próximos dias com mais temas.
Para conhecer outros compartilhamentos/dicas do blog acesse: