sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Te respondo: 4

"Rotina"

"Você consegue separar bem a rotina do ateliê da vida pessoal e trabalhos de casa?"
(Josiele Alves)


Consigo totalmente.
Apesar de trabalhar em casa sigo e tenho tudo separado. Horários estabelecidos para cada atividade.
Tenho as horas estabelecidas de trabalho, a vida pessoal organizada de modo que não interfira na rotina do trabalho e vice versa. 
O que uso talvez de diferente de uma empresa (trabalhando fora) é que posso trocar os horários ou inverter o diurno pelo noturno rs.

Anoto as atividades diárias desde a rotina matinal da casa e o horário de estar trabalhando.

Costumo deixar a comida organizada como compartilho sempre nas redes sociais. Isso fui pesquisando, salvando, anotando e adaptando a minha realidade. Me deparei com donas de casa que fazem marmitas e ameiiii. Anotei dicas de cardápios, já guardo tudo no freezer/congelador fracionado, polpas para suco, legumes e frutas em cubos. Se não tem a marmita pronta mas o caminho já estará bem adiantando. Gosto de deixar lanches e sobremesas também nos potinhos já pronto na geladeira, frutas em cubos para consumir, verduras/saladas idem.

A organização em ter cada coisa em seu devido lugar (tanto pessoal quanto profissional) como sempre mostro em posts por aqui e compartilhando nas outras redes sociais ajuda demaisssssssssss. Ser organizado ajuda e permite até mesmo a bagunça, pq tudo volta as devidas "casinhas" em minutos depois.

Saber dizer NÃO também é outra chave para um bom fluir. Por coincidência nos três últimos livros que li (Trabalho Organizado, Me Poupe e a Sutil Arte de Ligar o foda-se) isso é bem abordado.

Separo também canais de trabalho dos canais pessoais (rede sociais e contatos). Farei um post sobre isso mas já adianto que segui uma dica que no começo como todo começo dá uma certa "abstinência" mas que hoje é maravilhoso no ganho de tempo,  que foi desativar as notificações do celular. Vi um post e vídeo da Thais Godinho do Blog Vida Organizada e apliquei a minha rotina.

Recentemente não viajei em um feriado com a família porque já tinha feito a programação de trabalhar nos dias "off" porque ajudaria, como também aproveito dias da semana programados para estar com familiares e amigos. Essa troca também planejada acontece super de boa.

O legal mesmo é trabalhar em casa mas seguindo como se trabalhasse fora. E isso só depende realmente do querer. 
E é assim que se separa, organiza e flui o pessoal do profissional.

Obrigada pela participação mais uma vez!